Resposta às questões: Gestor vs Líder Ser Gestor não implica ser Líder. Pode ser-se líder sem se ser Gestor. O Líder é o responsável moral de uma equipa, não tendo necessariamente de fazer parte da administração da empresa. Líder é aquele que tem a capacidade de motivar e dar ânimo a uma equipa de forma a que os objectivos sejam alcançados. Um Gestor é o responsável pela administração. É ele quem exerce o controlo da equipa, definindo os objectivos e estipulando prazos para a conclusão do serviço. No entanto, não é impossível um Gestor ser um líder; podem existir Gestores com uma boa capacidade de liderança. Provavelmente, a principal diferença entre um Gestor e um Líder é o lado humano pois um gestor tem tendência a concentra-se em sistemas e estruturas enquanto que um Líder concentra-se mais nas pessoas. Ambos têm a mesma finalidade e objectivos só que as vias utilizadas para a concretização desses objectivos são distintas. O importante, quer para um Gestor quer para um Líder é a entrega do produto. Portanto, não é obrigando e fazendo pressão com os funcionários que se conseguem os resultados. Todos nós trabalhamos mais rápido e melhor quando estamos felizes e somos motivados pelos nossos superiores e é neste aspecto que um Líder actua. Mesmo a propósito... a notícia/video: "O que é preciso para ser líder - sorte ou trabalho?"http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=540397 Fonte: Jornal de Negócios - Carina_Monteiro Feb 25, 2012 Os 10 Mandamentos do Líderhttp://www.youtube.com/watch?v=L_HQO4iSjVA&feature=related- susanacastro1 Mar 5, 2012
Resposta às questões colocadas pelo profe:
1. Comente aprofundadamente a frase seguinte: «mesmo que não falemos, emitimos mensagens» (p. 67). Comunicar, é uma acção de elevada importância nas nossas vidas. É através da comunicação que se expressam os mais variados sentimentos [apenas estes? e as ideias e raciocínios? e as informações gestuais dos treinadores, por exemplo?] e se consegue um elo de entendimento, entre seres vivos. Como seria a relação do ser humano se a comunicação não existisse? Como estaria o mundo? Bem, é um pouco difícil responder a estas questões mas pode imaginar-se que, provavelmente, não haveria harmonia e relação entre indivíduos. Certamente haveria muitos mais desentendimentos e como consequência muitas mais guerras. É de reparar, que até os animais comunicam entre si, à sua maneira é claro, mas não o deixam de fazer. Comunicar, não implica necessariamente que se fale. É possível transmitir uma mensagens de várias formas. A expressão corporal é um bom exemplo. Este tipo de comunicação, utiliza o corpo humano para exprimir, de uma forma activa, consciente ou inconsciente, determinados sentimentos [outra vez apenas os sentimentos?]. Os nossos gestos e posturas desempenham um papel de extrema importância, aquando a transmissão de mensagens. Como, dificilmente os podemos controlar, acabam por ser mais "verdadeiros". Existe ainda, outros modos de comunicação que nos permite perceber a personalidade, de uma pessoa, ou até mesmo os ideais por si defendidos. São exemplos, a forma de vestir; a forma de caminhar (por exemplo: cabeça baixa ou cabeça levantada); a forma de reacção a determinada situação; entre outros aspectos. Durante a caminhada silenciosa, foi possível observar a reacção das pessoas por quem passávamos. É de realçar que seguíamos todos em fila, consultávamos o dicionário e o livro de ilusões ópticas, durante o percurso. Como este acto não é comum no campus da UTAD, foi possível e engraçado observar a reacção das pessoas. Pelas expressões e pelos gestos, reparei que os outros alunos, muito provavelmente, se perguntavam a si mesmos: - "o que será que estes estão a fazer?". Em suma, não foi necessário diálogo nem convivência com os outros alunos, para perceber o que lhes ocorria na altura da nossa passagem.
3.Qual o interesse da "janela de Johari" para um chefe, um gestor e um líder? Desde sempre, o ser Humano teve a necessidade de andar/estar inserido em grupos, o que implicava uma aprendizagem de convivência. Numa organização a história repete-se. Saber conviver com a diversidade é sem dúvida uma aprendizagem de importância fundamental para as organizações. É necessário que o grupo se transforme numa equipa. Para tal existe a necessidade de confiança e feedbacks sinceros, por parte dos seus membros. A Janela de Johari é um instrumento que nos dá informação sobre os nossos comportamentos. Auxilia os chefes, gestores e líderes a criar um bom relacionamento no seio das suas equipas, facilitando o feedback e a abertura dos relacionamentos entre os membros [Isto se os chefes, gestores e líderes estiverem cientes desse instrumento e o souberem bem aplicar, certo?] .
Bruno Carneiro nº28963 | Carina Monteiro nº35511 | Susana Castro nº34077Resposta às questões: Gestor vs Líder
Ser Gestor não implica ser Líder. Pode ser-se líder sem se ser Gestor. O Líder é o responsável moral de uma equipa, não tendo necessariamente de fazer parte da administração da empresa. Líder é aquele que tem a capacidade de motivar e dar ânimo a uma equipa de forma a que os objectivos sejam alcançados. Um Gestor é o responsável pela administração. É ele quem exerce o controlo da equipa, definindo os objectivos e estipulando prazos para a conclusão do serviço. No entanto, não é impossível um Gestor ser um líder; podem existir Gestores com uma boa capacidade de liderança. Provavelmente, a principal diferença entre um Gestor e um Líder é o lado humano pois um gestor tem tendência a concentra-se em sistemas e estruturas enquanto que um Líder concentra-se mais nas pessoas. Ambos têm a mesma finalidade e objectivos só que as vias utilizadas para a concretização desses objectivos são distintas. O importante, quer para um Gestor quer para um Líder é a entrega do produto. Portanto, não é obrigando e fazendo pressão com os funcionários que se conseguem os resultados. Todos nós trabalhamos mais rápido e melhor quando estamos felizes e somos motivados pelos nossos superiores e é neste aspecto que um Líder actua.
Mesmo a propósito... a notícia/video: "O que é preciso para ser líder - sorte ou trabalho?"http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=540397
Fonte: Jornal de Negócios -
Os 10 Mandamentos do Líderhttp://www.youtube.com/watch?v=L_HQO4iSjVA&feature=related-
Resposta às questões colocadas pelo profe:
1. Comente aprofundadamente a frase seguinte: «mesmo que não falemos, emitimos mensagens» (p. 67).
Comunicar, é uma acção de elevada importância nas nossas vidas. É através da comunicação que se expressam os mais variados sentimentos [apenas estes? e as ideias e raciocínios? e as informações gestuais dos treinadores, por exemplo?] e se consegue um elo de entendimento, entre seres vivos.
Como seria a relação do ser humano se a comunicação não existisse? Como estaria o mundo? Bem, é um pouco difícil responder a estas questões mas pode imaginar-se que, provavelmente, não haveria harmonia e relação entre indivíduos. Certamente haveria muitos mais desentendimentos e como consequência muitas mais guerras.
É de reparar, que até os animais comunicam entre si, à sua maneira é claro, mas não o deixam de fazer. Comunicar, não implica necessariamente que se fale. É possível transmitir uma mensagens de várias formas.
A expressão corporal é um bom exemplo. Este tipo de comunicação, utiliza o corpo humano para exprimir, de uma forma activa, consciente ou inconsciente, determinados sentimentos [outra vez apenas os sentimentos?].
Os nossos gestos e posturas desempenham um papel de extrema importância, aquando a transmissão de mensagens. Como, dificilmente os podemos controlar, acabam por ser mais "verdadeiros".
Existe ainda, outros modos de comunicação que nos permite perceber a personalidade, de uma pessoa, ou até mesmo os ideais por si defendidos. São exemplos, a forma de vestir; a forma de caminhar (por exemplo: cabeça baixa ou cabeça levantada); a forma de reacção a determinada situação; entre outros aspectos.
Durante a caminhada silenciosa, foi possível observar a reacção das pessoas por quem passávamos. É de realçar que seguíamos todos em fila, consultávamos o dicionário e o livro de ilusões ópticas, durante o percurso. Como este acto não é comum no campus da UTAD, foi possível e engraçado observar a reacção das pessoas. Pelas expressões e pelos gestos, reparei que os outros alunos, muito provavelmente, se perguntavam a si mesmos: - "o que será que estes estão a fazer?".
Em suma, não foi necessário diálogo nem convivência com os outros alunos, para perceber o que lhes ocorria na altura da nossa passagem.
3. Qual o interesse da "janela de Johari" para um chefe, um gestor e um líder?
Desde sempre, o ser Humano teve a necessidade de andar/estar inserido em grupos, o que implicava uma aprendizagem de convivência.
Numa organização a história repete-se. Saber conviver com a diversidade é sem dúvida uma aprendizagem de importância fundamental para as organizações. É necessário que o grupo se transforme numa equipa.
Para tal existe a necessidade de confiança e feedbacks sinceros, por parte dos seus membros.
A Janela de Johari é um instrumento que nos dá informação sobre os nossos comportamentos. Auxilia os chefes, gestores e líderes a criar um bom relacionamento no seio das suas equipas, facilitando o feedback e a abertura dos relacionamentos entre os membros [Isto se os chefes, gestores e líderes estiverem cientes desse instrumento e o souberem bem aplicar, certo?] .
-